Com temperaturas agradáveis em todas as estações, a cidade mineira recebe turistas durante o ano inteiro. É bem verdade que o grande fluxo acontece no verão, quando acontecem as férias escolares, o Natal, o Ano Novo e o Carnaval (sendo esse último o feriado mais importante para a região). Nos meses mais quentes é possível ainda...

Leia Mais

Quando ir Ouro Preto

Com temperaturas agradáveis em todas as estações, a cidade mineira recebe turistas durante o ano inteiro. É bem verdade que o grande fluxo acontece no verão, quando acontecem as férias escolares, o Natal, o Ano Novo e o Carnaval (sendo esse último o feriado mais importante para a região). Nos meses mais quentes é possível ainda combinar passeios históricos com visitas às cachoeiras, pois mesmo que geladas é possível encarar as temperaturas das águas. Portanto, se você quer agito, escolha essa época do ano para fazer a sua viagem!

Porém, a alta temporada traz consigo alguns contras, como os preços mais salgados e as chuvas. Isso porque é entre outubro e março que a umidade está maior. Por essa razão, as chuvas podem ser um fator desagradável, pois é bem difícil andar pelas ruas de pedra da cidade com o piso molhado. Os finais de semana e feriados – especialmente os prolongados – também são períodos onde os valores estão mais altos e há muito turismo em Ouro Preto. Isso porque viajantes em busca de tours rápidos acabam optando pela cidade mineira, especialmente aqueles que vivem em municípios vizinhos.

Já no inverno os preços estão mais baixos e o que predomina é o clima mais ameno para andar pelas ladeiras de pedra e apreciar os restaurantes para um bom jantar. Portanto, se você quer paz, clima romântico e tranquilidade, essa é a melhor época para conhecer Ouro Preto. É em julho que acontece ainda o Festival de Inverno, com agenda repleta de shows e apresentações artísticas. Particularmente nessa ocasião a cidade fica movimentada e os preços podem aumentar um pouco.

A Festa do Doze também é bem tradicional em Ouro Preto. Com data marcada para outubro, os ex-alunos da Universidade Federal do município voltam à cidade para agitar os bares e boates. O feriado envolve também todas as repúblicas de estudantes, aparecendo como uma época agitada também para quem busca diversão e história (assim como o Carnaval!).