Guia Santa Marta

A localização privilegiada de Santa Marta, na Colômbia, faz com que ela seja uma parada estratégica para viajantes que pretendem conhecer mais do litoral colombiano. Isso porque, embora as praias da cidade não estejam entre as mais conhecidas do país, elas são ponto de partida de muitos tours e passeios aos melhores pontos do Caribe colombiano.

Entre os passeios em Santa Marta que aguçam a curiosidade dos viajantes está justamente um tour pela cidade. Esse tipo de passeio costuma ter duração de cerca de quatro horas. O tempo é suficiente para descobrir as principais atrações, sempre na companhia de um guia. É a oportunidade para conhecer a vila de pescadores de Taganga ou observar de perto a paisagem da Baía de Santa Marta.

Após desbravar as belezas da cidade, os viajantes costumam aproveitar o tempo para fazer passeios em Santa Marta com destino ao Parque Nacional Natural Tayrona - um dos principais motivos pelos quais os turistas procuram a região. Localizado a cerca de 35 quilômetros de Santa Marta, os 15 mil hectares do parque servem também como casa para diversas espécies de animais, como macacos, condores e golfinhos. Graças a essas características, Tayrona é um dos parques nacionais mais visitados da Colômbia.

O que pouca gente sabe é que o país também tem a sua própria cidade perdida. Localizada dentro do Parque Nacional Natural Sierra Nevada, a “Ciudad Perdida” é muitas vezes comparada a Machu Picchu e pode ser acessada através de uma trilha de quatro ou cinco dias de caminhada. Muitos passeios saem de Santa Marta para levar grupos de viajantes a realizar essa experiência em segurança - o que é bastante importante considerando que a trilha é feita em meio à floresta. Apesar de cansativa, a aventura promete ser recompensadora.

Para quem quer mesmo curtir as praias, a dica é reservar um passeio para a Playa Blanca. Ela fica no vale que separa Santa Marta de El Rodadero e é um daqueles poucos paraísos do Caribe que ainda conservam preços acessíveis.