Declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1995, Colônia é uma cidade cinematográfica. O cenário da cidade é formado por ruas arborizadas, carros antigos e charmosos restaurantes, típicos das cidades menores.
O centro histórico da cidade preserva os mesmos ares da época em que portugueses e espanhóis disputavam esse território às margens do Rio da Prata. A cidade uruguaia foi colonizada por portugueses, mas, em diversos momentos, esteve em disputa com espanhóis. Esse fato contribuiu para a história do local. Com um passado de transições, a arquitetura se desenvolveu de forma muito pitoresca.
O casario colonial bem preservado, as ruas de paralelepípedos iluminadas por lamparinas e becos escondidos convidam o turista para uma boa caminhada e transformou Colônia em um dos destinos mais visitados de país vizinho.
O Colônia do Sacramento é uma cidade encantadora e vale a pena ficar hospedado por lá para aproveitar muitos dias de calmaria. Trata-se de um lugar cuja visita não requer nenhum esforço, além de chegar lá, caminhar, fotografar e tomar um café ou uma taça de vinho apreciando a serenidade.
Há muitos museus e atrações para se conhecer. O ponto de partida pode ser o Portón de Campo, porta de entrada da antiga cidade. Construído entre 1968 e 1971, o local ainda conserva restos da antiga muralha que existia em Colônia. Junto ao portão há um centro de informações turísticas, que oferece o mapa turístico da cidade com a localização e explicações breves de cada atração.
Não deixe de ir à Plaza Mayor e caminhar pela Calle de Los Suspiros. Essa rua, diz a lenda, era o local “das mulheres de beijo fácil”, onde os marinheiros buscavam a última alegria antes de zarpar. Além disso, suba o farol, que pode ser visto de quase todas as ruas, e oferece uma bela vista da cidade.
Entre os principais edifícios históricos de Colônia do Sacramento está o Bastión del Carmen, erguido em 1880 para a defesa da cidade. O lugar também já foi fábrica de sabão e curtume, mas depois de adquirido pelo Ministério da Educação do Uruguai se tornou um centro cultural. O local tem instalações artísticas e exposições gratuitas.
O Museu do Azulejo é um dos mais conhecidos da cidade (que tem vários) e possui mais de 3 mil peças de cerâmica decorativa em seu acervo, vindas principalmente da França, mas também de lugares como Catalunha, Valência e Nápoles e, é claro, da própria Sacramento.
Existem diversas atividades que complementam ao roteiro histórico. A poucos passos do Centro Histórico, também se faz necessária uma visita ao bucólico Puerto de Yates, onde os barquinhos tremulam no ritmo das águas.
O Acuario de la Colonia del Sacramento também é uma parada interessante. Por corredores que simulam uma caverna, estão aquários com espécies tiradas de rios da região.
As bodegas de vinhos também prometem bons momentos. Se quiser provar e ainda conhecer vinhedos e processos de fabricação, existem duas vinícolas na cidade que oferecem visitas guiadas aos turistas.